Para isso existem as escolas: Não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido. (Rubem Alves)



segunda-feira, 30 de julho de 2012


Software para crianças é apresentado no fisl13

O programa é uma ferramenta elaborada para professores ensinarem e aprenderem com alunos.

Foi  apresentada hoje, dia 28, a Oficina Pandorga Linux e Crianças Livres no Projeto UCA (Um Computador por Aluno) no espaço de educação colaborativa Paulo Freire do 13º Fórum Internacional Software Livre (fisl13). A iniciativa tem como objetivo apresentar ao público a utilização do software livre como ferramenta para ensino.

O Programa Pandorga, idealizado por Rainer Otto Krüger, formado em ciência da computação, é uma distribuição GNU/Linux com o propósito de ser utilizada em escolas. As atividades são definidas conforme a idade da criança. “O ambiente para as crianças é intuitivo, com ícones espalhados na tela do computador. Para os maiores, a divisão é feita por abas, semelhante aos programas Linux”, afirmou o professor Marcos Silva Vieira.

Crianças portadoras de necessidades especiais também contam com um espaço específico, conhecido como Ambiente Acessível. Há um software que auxilia no aprendizado de deficientes visuais, imitando sons do que está escrito na tela, além  de jogos que estimulam a coordenação motora.

O Projeto UCA tem como ideia principal a inclusão digital para estudantes. No projeto pré-piloto, que iniciou em 2007, foram distribuídos notebooks para seis cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.