Para isso existem as escolas: Não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido. (Rubem Alves)



quarta-feira, 23 de maio de 2012

UM POUCO SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


Mais Educação!
Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar, esse é o objetivo do Programa Mais Educação, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização Diversidade (SECAD), do MEC. Por meio do projeto, o Ministério vem assessorando escolas com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) a ampliar suas jornadas diárias e reorganizar suas grades curriculares, oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral, além disso, promove Acompanhamento Pedagógico e fomenta debates em torno do Meio Ambiente, Cidadania e Saúde.
O programa foi inspirado em experiência dos educadores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Na década de 30, Teixeira desenvolveu a Educação Integral da Bahia, e na década de 60 o modelo de Escola-classe (para aulas regulares) e Escolas Parque (para atividades extra-classe) em Brasília. O antropólogo Darcy Ribeiro foi responsável pela fundação do CIEPS (Centros Integrados de Educação Pública) no Rio de Janeiro na década de 80, quando era Secretário do Estado.
A experiência de Educação Integral para crianças de escolas públicas do Rio de Janeiro foram inspiradas por sua vez no Escola-Parque, de Anísio Teixeira.
O Mais Educação existe desde de 2008 e em apenas um ano expandiu seu atendimento de 1.380 para 5.000 escolas. A meta para 2010 é chegar a 10.000 instituições. Seria precoce apontar dados com a pretensão de comprovar melhorias no ensino, principalmente porque o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é a referência para esse assunto.
Podemos falar com segurança, no impacto do Programa sobre a qualificação do ambiente escolar, partindo da hipótese de que a participação da comunidade, o desenvolvimento de atividades de cultura, artes, esporte, lazer, acompanhamento pedagógico, dentre outras, contribuem para que a escola se torne um espaço atrativo para as crianças, adolescentes e jovens.

Objetivos do programa
- Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar.
- Atender crianças, adolescentes e jovens com uma proposta pedagógica de currículo diferenciado e ampliado, que contribua para a formação Integral do aluno.
- Valorizar a formação humana na sua globalidade, considerando o sujeito nas suas várias dimensões; física, psíquica, cognitiva, afetiva, ética, estética, social, emocional, dentre outras.
- Oportunizar ações educativas de fortalecimento da formação cultural das crianças, adolescentes e jovens, como também da aproximação das escolas com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.