O 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias que ocorreu no Centro de Convenções da UFPE nos últimos dias 13, 14 e 15 de novembro.
O 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e o 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias
busca cumprir mais uma vez sua meta de ser um fórum aberto a
apresentações de trabalhos acadêmicos e discussões de ações pedagógicas
implementadas com o suporte das novas tecnologias digitais de informação
e comunicação (TDIC). Busca-se assim oportunizar o diálogo entre
pesquisadores da área e professores do ensino fundamental e médio para
fornecer-lhes subsídios técnico-pedagógicos que possibilitem práticas
docentes mais eficazes e prazerosas aos estudantes dos diferentes níveis
de escolaridade.
O tema do 5º Simpósio e 1º Colóquio será Aprendizagem móvel (m-learning) dentro e fora da escola
com o objetivo de ampliar a discussão da temática para além das
fronteiras brasileiras e trocar experiências com pesquisadores de outros
países.
No ambiente 3.0, muito
diferente das fábricas. A maioria das pessoas, atualmente, trabalha em
pequenos grupos. Elas resolvem problemas juntas. Usam ferramentas
digitais. Elas apresentam novas ideias para o outro. Robôs fazem
trabalhos mecânicos. Elas trabalham com problemas que ninguém tinha
visto antes. Elas devem recorrer à química, matemática, biologia,
história e literatura para solucionar problemas. Elas devem reunir
informações de várias fontes, a maior parte na rede de relacionamentos,
chegando a muitos formatos diferentes. Elas devem ser multitarefas. Elas
conversam umas com as outras. E usam ferramentas digitais para
comunicação. Trabalham com um amplo círculo de pessoas, de todo o mundo.
Vamos chamar isso de Ambiente de Trabalho 3.0.
Agora, vamos levar a nossa câmera para dentro das escolas de hoje em
dia para ver se a educação mudou para encontrar a nova economia. O que
nós vemos? Estudantes em grandes grupos, utilizando papel e lápis como
ferramentas. Todos eles fazendo a mesma coisa e ao mesmo tempo. Eles
aproveitam as poucas conexões com o mundo exterior. E são
supervisionados de perto. Eles fazem as mesmas coisas durante todo o
dia. Não conversam entre si. Não são felizes. O que está errado?
A educação não evoluiu para acompanhar as necessidades do mundo ao
seu redor. Os trabalhos de hoje em dia demandam pessoas que possam
trabalhar em pequenos grupos para resolverem problemas, utilizando
ferramentas digitais, preparados para realizar muitas diferentes tarefas
durante o dia, sem supervisão próxima, e com um vasto círculo de
conexões. As escolas não estão fazendo isso. Elas não inventaram a
Educação 3.0. Ainda estão fazendo a Educação 2.0.
A questão de hoje para nós é: “Como deve ser a Educação 3.0 para
desenvolvermos crianças e cidadãos que necessitamos formar para hoje e
para amanhã?”. Qual é o seu sonho de Educação 3.0?
* JIM G. LENGEL É PROFESSOR NO HUNTHER COLLEGE, NA
UNIVERSIDADE DE NOVA YORK. GRADUOU-SE EM HARVARD E TRABALHOU EM
ORGANIZAÇÕES LIGADAS AO SETOR ACADÊMICO POR 38 ANOS. É AUTOR DO LIVRO
'EDUCAÇÃO 3.0'.
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