Para isso existem as escolas: Não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido. (Rubem Alves)



domingo, 24 de novembro de 2013

Projeto edUCAndo de Candiota é apresentado em Recife-PE




         A professora Lia Beck, da Escola Neli Betemps, participou em Recife, Pernambuco do 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e o 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, realizado entre dos dias 13 a 15 de novembro, através do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educação (Nehte) e pelo grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE), ambos vinculados à Universidade Federal de Pernambuco. O evento aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco.

         No evento a professora apresentou o projeto com tema “As influências da Tecnologia na Aprendizagem” trabalho esse desenvolvido com alunos da Escola Neli Betemps através do Projeto UCA, o qual Candiota é pioneira.

         Durante a sua apresentação, Lia, demonstrou através de Slides Show e Vídeos, o funcionamento do Projeto UCA na Escola Neli Betemps, de que maneira os alunos utilizavam a tecnologia dentro e fora da escola, quando os alunos levam os “nets” para casa, em ambiente ON e OFF Line, além de depoimentos da Secretária de Educação Nazionélia Ferreira, Prefeito Luiz Carlos Folador, alunos e professores da Escola.

         Após a apresentação, abriu-se espaço para perguntas da plateia, e a principal foi “Como Candiota fez para o UCA funcionar?” e ali estavam professores e gestores de vários estados do Brasil, sendo que alguns manifestaram-se dizendo “Nossos aparelhos chegaram e estão até hoje guardados, pois não temos uma política para utilizá-los”.  A resposta da professora foi o seguinte: “Investimento e Capacitação”, nossa equipe de trabalho busca desenvolver o máximo a aprendizagem e o uso das tecnologias.

Lia destaca que a cada apresentação de trabalho, torna-se mais visível o quanto Candiota esta a frente de outros municípios do RS e até do Brasil e agradece aos gestores de município, professores, técnico em informática da SMEd e alunos, por acreditarem e investirem no UCA.



Sala Cheia.


Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação


O 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias que ocorreu no Centro de Convenções da UFPE nos últimos dias 13, 14 e 15 de novembro.

O 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e o 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias busca cumprir mais uma vez sua meta de ser um fórum aberto a apresentações de trabalhos acadêmicos e discussões de ações pedagógicas implementadas com o suporte das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Busca-se assim oportunizar o diálogo entre pesquisadores da área e professores do ensino fundamental e médio para fornecer-lhes subsídios técnico-pedagógicos que possibilitem práticas docentes mais eficazes e prazerosas aos estudantes dos diferentes níveis de escolaridade.
O tema do 5º Simpósio e 1º Colóquio será Aprendizagem móvel (m-learning) dentro e fora da escola com o objetivo de ampliar a discussão da temática para além das fronteiras brasileiras e trocar experiências com pesquisadores de outros países.










No ambiente 3.0, muito diferente das fábricas. A maioria das pessoas, atualmente, trabalha em pequenos grupos. Elas resolvem problemas juntas. Usam ferramentas digitais. Elas apresentam novas ideias para o outro. Robôs fazem trabalhos mecânicos. Elas trabalham com problemas que ninguém tinha visto antes. Elas devem recorrer à química, matemática, biologia, história e literatura para solucionar problemas. Elas devem reunir informações de várias fontes, a maior parte na rede de relacionamentos, chegando a muitos formatos diferentes. Elas devem ser multitarefas. Elas conversam umas com as outras. E usam ferramentas digitais para comunicação. Trabalham com um amplo círculo de pessoas, de todo o mundo. Vamos chamar isso de Ambiente de Trabalho 3.0.
Agora, vamos levar a nossa câmera para dentro das escolas de hoje em dia para ver se a educação mudou para encontrar a nova economia. O que nós vemos? Estudantes em grandes grupos, utilizando papel e lápis como ferramentas. Todos eles fazendo a mesma coisa e ao mesmo tempo. Eles aproveitam as poucas conexões com o mundo exterior. E são supervisionados de perto. Eles fazem as mesmas coisas durante todo o dia. Não conversam entre si. Não são felizes. O que está errado?
A educação não evoluiu para acompanhar as necessidades do mundo ao seu redor. Os trabalhos de hoje em dia demandam pessoas que possam trabalhar em pequenos grupos para resolverem problemas, utilizando ferramentas digitais, preparados para realizar muitas diferentes tarefas durante o dia, sem supervisão próxima, e com um vasto círculo de conexões. As escolas não estão fazendo isso. Elas não inventaram a Educação 3.0. Ainda estão fazendo a Educação 2.0.
A questão de hoje para nós é: “Como deve ser a Educação 3.0 para desenvolvermos crianças e cidadãos que necessitamos formar para hoje e para amanhã?”. Qual é o seu sonho de Educação 3.0?
* JIM G. LENGEL É PROFESSOR NO HUNTHER COLLEGE, NA UNIVERSIDADE DE NOVA YORK. GRADUOU-SE EM HARVARD E TRABALHOU EM ORGANIZAÇÕES LIGADAS AO SETOR ACADÊMICO POR 38 ANOS. É AUTOR DO LIVRO 'EDUCAÇÃO 3.0'.








Eleição para diretores da Escola Municipal Neli Betemps




Foto: Eleição para diretora da Escola Municipal Neli Betemps - 
Dia 20/11/2013 - Vote SIM 
Lia Beck

Dia  20/11/2013 aconteceu na Escola Neli Betemps a eleição para diretores.

Foto: Votação Neli Betemps.



Foto: Comemoração, 220 votos na comunidade. Obrigada.

Dia da Bandeira


História

A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicionalBandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Leonardo Godinho
Nicolas Nascimento
Seiji Silva

OS ANIMAIS


Os animais são as coisas mais importantes
do mundo se não tivesse os animais só tinha
pessoas. Dos animais deste mundo eu gosto de cavalo,
cachorro e gato os meus colegas também gostam
de animais eu amo eles kkkkkkkkkkk
Nome: Wesley
T: 31

Os animais


Era uma vez um menino chamado João Pedro ele tinha um cachorrinho
eles brincavam todos os dias na praça ate que um dia João deixou seu cachorro na praça e roubaram ele ficou muito triste.
João Pedro
Turma: 31.


Textos sobre os animais


Túlio não sorria como um camaleão fazia da rudeza da cidade um
ambiente perfeito para a sua invisibilidade. Cinza quando perto do
concreto, preto quando de noite, pálido nos dias claros...essa
capacidade de existir sem ser notado lhe trouxe o emprego de
laçador de cães. Túlio aprendeu que os cachorros de uma cidade se
reproduzem nos becos, nas casas abandonadas, nas praças vazias,
nos bairros pobre, nas manilhas, em meio a pedradas de garotos
sádicos, sua função era dar um basta na quilo, mesmo sabendo que seu laço alcançava apenas algumas dezenas por mês por outro lado, cada dupla engatada em prazer público poderia derrubar a estatística do ano.

Evewton Moura – Turma: 31