Para isso existem as escolas: Não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido. (Rubem Alves)



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CRM oficializa patrocínio a projetos de Candiota

Publicação 05.09.2012 às 05:09


Escola Seival - Candiota

Os projetos de Candiota contemplados pelo Programa CRM de Patrocínios 2012/02, da Companhia Riograndense Mineração, foram oficializados nesta quarta-feira, 05. O diretor presidente da Companhia, Elifas Simas, e o diretor administrativo, Marcio Cairuga, entregaram os cheques simbólicos que oficializam o apoio a três dos oito projetos selecionados neste semestre.

A primeira visita foi ao Projeto Judocando: Preparando o Futuro com o Esporte, desenvolvido pelo professor, Jonas Souza Tavares, com o objetivo de incentivar a prática do judô entre crianças, jovens e adultos. Além das aulas, o patrocínio viabilizou a confecção de uniformes e o custeio de participação em campeonatos de judô.

Na sequência os diretores visitaram o Projeto Dança na Escola, que busca um resgate e valorização das tradições gaúchas e seus costumes. Realizado na Escola Estadual Seival pela professora Lia Beatriz Muller Beck, o projeto conta com dois grupos de danças que se apresentaram durante o evento.

As entregas de cheques encerraram com o Projeto Cerâmica de Candiota II, que utiliza argila da região e incentiva o artesanato como fonte de renda. Esta é a segunda vez que o projeto, desenvolvido pelo artista plástico, Alex Sandro Perleberg, é beneficiado.

Em todas as visitas os diretores da CRM ressaltaram a importância de patrocinar projetos e iniciativas como estas que contribuam com o desenvolvimento do Estado e das comunidades locais. “Nós da CRM temos o prazer e a obrigação de trazer retorno para a sociedade, principalmente nos locais de onde tiramos esta riqueza que é o carvão”, destacou Simas.

Já o diretor administrativo, falou sobre o Programa e a qualidade dos projetos selecionados. As visitas também foram acompanhadas pelo superintendente administrativo da CRM, Oxcilei Duarte de Quadros e do superintendente da Mina de Candiota, José Fernando Donine Oliz.

Projeto Dança na Escola Seival

Projeto Dança na Escola  Seival
Nosso orgulho!!!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012


CRM entrega patrocínio a Escola Seival

         Nesta tarde - 05/09 a Escola Estadual Seival, recebeu a visita do Presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) Elifas Simas e do Diretor Administrativo da Companhia, Marcio Cairuga, que fizeram a entrega de patrocínio no valor de 10 mil reais, para o Projeto Dança na Escola, que foi contemplado pelo Programa de Patrocínios da Estatal.       
De acordo com a idealizadora do Projeto, professora Lia Beck, a ideia de ter um Grupo de Danças Gaúcho na escola surgiu no ano de 2011, juntamente com o apoio total de professores, funcionários, alunos e pais de alunos da Escola Estadual Seival.
O projeto propõe-se a tecer as múltiplas redes que existem no mundo contemporâneo entre arte, educação e sociedade. Enfatiza a necessidade de reconhecimento e valorização da dança em situação escolar como conhecimento, percepção e processo criativo, destacando nesse caso a cidade de Candiota, justamente a comunidade de Seival, onde foi proclamada a República Riograndense, levando assim o nome da cidade aos mais longínquos lugares como “Candiota – Berço da República Riograndense”.
Danças Tradicionais Gaúchas revelam tradição gaúcha e são patrimônio Simbólico do Estado. Tradição é a memória cultural de um povo. É um conjunto de ideias, usos, memórias, recordações e símbolos conservados pelos tempos, pelas gerações, transmitidos de pais para filhos, conclui a professora idealizadora do Projeto.




domingo, 2 de setembro de 2012



Reunião de formação para professores da EJA

Na noite de 31/08 reuniram-se os professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos, com o palestrante Marco Mello da cidade de Porto Alegre, para mais um planejamento.





Visita do CME à Escola Neli Betemps

Na tarde do dia 28/08 a Escola Neli Betemps recebeu a visita do CME - Conselho Municipal de Educação.