Para isso existem as escolas: Não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido. (Rubem Alves)



quarta-feira, 29 de agosto de 2012


O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
CurupiraAssim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
LobisomemEste mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Saci-PererêO saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
Curiosidades:
- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
- A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.


Curso de Educação Musical promovido pela Secretaria de Educação em quatro módulos.
Nossa até flauta aprendemos a tocar com a profª Idamara.
Maravilhoso!







sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Conteúdos para provas de avanço


Queridos alunos das T4 e T5, aqui estão os conteúdos para as provas de avanço que serão realizadas no dia 30/08/2012, às 19h.


Estudem!!!
Boa Sorte!!!


ESCOLA MUNICIPAL NELI BETEMPS – EJA / 2º SEMESTRE – 2012


Conteúdos para provas de avanço

T5 para T6


História:
· Revolução Industrial
· Revolução Francesa
· Emancipação da América Portuguesa


Geografia:· Divisão política-geografica da América
· Divisão cultural e socioeconômica da América
· População brasileira


Ciências:
· Matéria e energia
· Propriedades da matéria
· Fenômenos físicos e químicos
· Misturas e combinações

Matemática:
  •  Operações com Monômios;
  •  Operações com Polinômios;
  •  Valor numérico de expressões algébricas;
  •  Produtos Notáveis;
  •  Operações com medidas de ângulos;
  •  Classificação dos ângulos.
Português
· Leitura e interpretação de texto;
· Ortografia;
· Acentuação;
· Termos da oração (sujeito, predicado, predicação verbal, predicativos, complementos verbais, complemento nominal, aposto, vocativo);
· Verbos (conjugação no indicativo, subjuntivo e imperativo)

Arte
· Cores: primárias , secundárias, neutras, monocromia, policromia.


Ensino Religioso
· Religiões;
· Valores.

ECT
· Noções de responsabilidade social, ética, política e ambiental.

TICs
· Edição e formatação de texto.

Língua Espanhol
· Lectura y interpretación ;
· Los colores;
· Verbo “ser” y “ estar”;
· Pronombres Personales;
· Numerales Cardinales (del cero hasta treinta).
· Verbo regular y irregular (diferença)

Educação Física

· Qualidade de vida


ESCOLA MUNICIPAL NELI BETEMPS – EJA / 2º SEMESTRE – 2012


Conteúdos para provas de avanço
T4 para T5


História:
· Servidão feudal
· Formação do pré-capitalismo
· Expansão marítima comercial


Geografia:
· Atividades econômicas no Brasil
· O espaço humanizado
· Espaço cultural


Ciências:
· Sistema circulatório
· Sistema nervoso
· Sistema reprodutor
· Sistema glandular


Matemática:
· Operações com números Inteiros Relativos;
· Operações com números Racionais Relativos;
· Regra de três simples;
· Juros Simples;
· Porcentagem.


Português
· Leitura e interpretação de texto;
· Ortografia;
· Acentuação;
· Classes gramaticais (substantivo, artigo, adjetivo, pronome, verbo)
· Sujeito e predicado;
· Verbos (conjugação)

Arte
· Tipos de linhas
· Formas geométricas;
· Tarsila do Amaral;

Ensino Religioso

· Festas religiosas;
· Valores.


E.C.T.
· Noções de direitos e deveres

TICs
· Edição e formatação de texto.

Língua Espanhol
· Lectura y interpretación ;
· Los colores;
· Verbo “ser” y “ estar”;
· Pronombres Personales;
· Numerales Cardinales (del cero hasta treinta).
· Verbo regular y irregular (diferença)

Educação Física
· Qualidade de vida


domingo, 12 de agosto de 2012


Valorização e Preservação do Ambiente Escolar



Através do Projeto Abrace sua Escola, nós pudemos conhecer um pouco mais sobre o ambiente escolar, suas características, peculiaridades, necessidades, deficiências, mostrando aos alunos a importância da higiene mental, pesssoal, do ambiente escolar, melhorando com isso as suas condições estruturais e educacionais. Trabalhamos com a palavra ESCOLA e seu significado. Fizemos um passeio pela escola fazendo anotações de situações encontradas e que os alunos julgavam erradas e a partir de tais informações, construiremos cartazes com frases de preservação do espaço escolar. A fase final será colar as frases espalhadas pela escola. Esta atividade teve como objetivo despertar nos alunos o compromisso e conscientização sobre a importância da valorização e preservação do ambiente e patrimônio escolar através de ações como:


  • Conserve a sala arrumada e limpa!;
  • Preserve o mobiliário escolar!;
  • Não risque os livros!;
  • Não jogue lixo no chão!;
  • Feche as torneias após a utilização!;
  • Os copos, pratos e talheres são utilizados por todos. Conserve-os!;
  • Utilize adequadamente os móveis do refeitório!;
  • Não risque as paredes da escola!;
  • Preserve o meio ambiente!

terça-feira, 7 de agosto de 2012


EJA forma nova turma em Candiota

Na última sexta-feira, dia 3, a sede do Sindicato dos Mineiros de Candiota recebeu a solenidade de formatura da primeira turma do Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município, no Ensino Fundamental, após a alteração do sistema de anual para semestral. 

Presente na cerimônia, a secretária de Educação, Nazionélia Ferreira, parabenizou os formandos e destacou a gratificação do município em poder garantir as condições necessárias para a conclusão dos estudos de cada um. “Uma das principais metas da Educação é viabilizar oportunidades aos jovens e adultos que, por um motivo ou outro, não conseguiram cumprir a sua agenda escolar regular. Para isto, a escola deve estar preparada”, salientou, ao acrescentar, ainda, que: “percebemos o desejo de cada um deles em prosseguir buscando mais e novos conhecimentos. Isto, com certeza, torna o nosso trabalho muito mais gratificante”. A secretária ressaltou, por fim, o “excelente” trabalho executado pela diretora Ana Jovelina Fernandes e pela vice-diretora Lia Beck, no desenvolvimento do programa. 

Conforme relata a coordenadora do EJA, Érica Machida, 19 estudantes concluíram seus estudos na ocasião. “Neste grupo tivemos dois alunos surdos que contaram, durante todas as aulas, com o acompanhamento de intérpretes da Secretaria de Educação para sua formação”, enalteceu, ao apontar a qualidade estrutural e pedagógica do programa. 

Para adentrar no EJA no Ensino Fundamental o interessado deve possuir 15 anos completos. “O aluno pode concluir o curso em um prazo máximo de dois anos, ou mesmo de seis meses (período mínimo). Estudantes que já tiveram algum acesso ao Ensino Fundamental têm sua carga horária considerada e passam por uma prova de classificação”, explicou Érica. 

A próxima formatura está agendada para dezembro deste ano. Já a próxima seleção deve ocorrer em março de 2013. No município, as aulas do EJA, no Ensino Fundamental, acontecem na Escola Neli Betemps, no período noturno.

Foto: Felipe Valduga

sábado, 4 de agosto de 2012

Formatura da EJA - 1º semestre / 2012

Nesta noite (04/08) tivemos a primeira Formatura de Totalidade 6 da Escola Neli Betemps. Foi uma noite emocionante tanto para os alunos quanto para professores e familiares.
Parabéns a todos os formandos!



ESTRELANDO

Alunos da totalidade 6 EJA

Achilei, Andress, Carlos Eduardo, Célia, Dehreen, Dhasaew, Direma, Fernanda, Leandro, Lenir, Lucas Melo,  Lucas Rafael, Luis Antônio, Malena, Maria Edeni, Rafael, Raquel, Rodrigo, Suelen.
















quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Fisl 13, nós estivemos lá.
PUC RS.
Professoras Lia Beatriz Beck, Sônia Marques e Lisiane Silveira Ritta, e Pablo Lima.