Para isso existem as escolas: Não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido. (Rubem Alves)



terça-feira, 29 de maio de 2012


JERGS - Etapa municipal

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul - JERGS chegam ao seu 42º ano de existência se firmando como o maior campeonato escolar do estado, abrangendo todas as escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e mobilizando toda a comunidade escolar em prol do desporto educacional ao longo do ano letivo.
Objetiva incentivar a integração entre a escola e a comunidade, através das atividades esportivas, reforçando o espírito de grupo entre as escolas, possibilitar a identificação de novos talentos esportivos e proporcionar  novas vivências, inclusive  em competições nacionais. O público-alvo são alunos nascidos entre 1994 e 2001, estimando-se a participação dos 496 municípios, 4.000 escolas e aproximadamente 1.800.000 pessoas envolvidas com este projeto.
Os JERGS serão desenvolvidos nas seguintes categorias:
  • MIRIM - nascidos em 1999, 2000 e 2001
  • INFANTIL - nascidos em 1997, 1998 e 1999
  • JUVENIL- nascidos em 1994, 1995 e 1996.
Serão realizadas as seguintes modalidades esportivas:
  1. Atletismo - masculino e feminino
  2. Basquetebol - masculino e feminino
  3. Futebol - masculino e feminino
  4. Futsal - masculino e feminino
  5. Handebol - masculino e feminino
  6. Voleibol - masculino e feminino
  7. Xadrez - masculino e feminino
Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul se desenvolvem de abril a novembro em quatro fases: Municipal, CRE, Regional e Final. Abrange as categorias mirim (10 a 12 anos), infantil (13 e 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), masculino e feminino. O evento é disputado em sete modalidades esportivas: atletismo, xadrez, voleibol, basquetebol, handebol, futsal e futebol de campo.

Neste sábado dia 26/05/2012 aconteceu a abertura dos JERGS em Candiota com o futebol de campo na Vila Residencial, com a participação das Escolas:Seival, Neli Betemps, Santa Izabel, FARO, Jerônimo e Dario Lassance. Durante a semana aconteceram as outras modalidades, com encerramento no dia 02/06, próximo sábado.



ESCOLA SEIVAL


ESCOLA NELI BETEMPS






sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Tempo e o Vento

Eu não poderia deixar de colocar as fotos que tirei com os artistas e a equipe de produção do Filme O tempo e o vento.
Tudo muito lindo!







O tempo e o vento - Thiago Lacerda participa de 

coletiva em Candiota

Foto: Fernando Nipper
Nesta sexta-feira, dia 25, a Vinícola Seival Estate, em Candiota, recebeu artistas e a equipe de produção do filme O Tempo e o Vento para uma coletiva de imprensa em nível nacional. 


Na quarta-feira, dia 23, a assessora de imprensa do longa-metragem, Milena Fischer, confirmou os nomes dos entrevistados. Na ocasião, os jornalistas terão a oportunidades de buscar maiores detalhes a respeito da produção com os atores Thiago Lacerda (Capitão Rodrigo) e Igor Rickli (Bolívar), e com a atriz Mayana Moura (Luzia). Também participam do ato o diretor Jayme Monjardim, o co-produtor Beto Rodrigues, o diretor de fotografia Affonso Beato, e a diretora de Arte Tizá Oliveira entre outros que participaram. 


O evento iniciou às 11h30min, com recepção dos convidados. A Vinícola está localizada junto à BR 293, no KM 148,5. A realização é da Nexus Cinema e Vídeo, Panda Filmes e Prefeitura de Candiota, e conta com o apoio da Miolo WineGroup.

Momento ímpar para a cidade de Candiota e região!

Concurso de Redação

A Prefeitura de Candiota promoveu um concurso de redações sobre Érico Veríssimo na semana anterior e estas garantirão, aos autores, acesso ao set de gravações e pré-estreia do filme O Tempo e o Vento.

A  Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Educação, desenvolveu junto às escolas da rede municipal de ensino um concurso de redações sobre Érico Veríssimo. Os melhores textos elaborados garantirão, aos seus autores, o acesso à uma das locações de filmagem do filme O Tempo e o Vento.

Conforme a secretária de Educação de Candiota, Nazionélia Ferreira, o regulamento foi encaminhado às instituições que, por sua vez, já trabalham o tema junto com os alunos. “O prazo para a conclusão e entrega dos textos é dia 23, pela manhã. Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia seguinte”, relatou.

Ao todo, serão três trabalhos selecionados. Um de alunos de 7ª a 8ª série, um de estudantes do Ensino Médio, e o terceiro das totalidades finais do Educação de Jovens e Adultos (EJA).O co-produtor do filme, Beto Rodrigues, informa que os autores vencedores poderão acompanhar as filmagens realizadas, até dia 25 em Bagé (data prevista para encerrar as gravações no município), ou na semana seguinte, em Pelotas. “Tenho certeza de que eles terão uma experiência muito valorosa. Eles também terão vaga garantida para acompanhar a pré-estreia do filme, prevista para o ano que vem. Este acompanhamento poderá ser em Bagé ou Pelotas”, destacou.

E realmente foi isto que aconteceu, as vencedoras das redações estiveram presentes no evento de hoje na Miolo e irão amanhã ao set de gravações em Pelotas. Que experiência para estas meninas.

As redações selecionadas foram de Lenize Nibelle Ferreira Borges - 8ª série da Escola Seival, Soraia Rijo da totalidade 5 da EJA - Neli Betemps e Natália Dal Molim da Escola Jerônimo (Ensino Médio).

Parabéns as meninas; e eu mais feliz ainda pois sou supervisora da Escola Seival e vice-diretora da EJA Neli Betemps. 


quarta-feira, 23 de maio de 2012

UM POUCO SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


Mais Educação!
Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar, esse é o objetivo do Programa Mais Educação, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização Diversidade (SECAD), do MEC. Por meio do projeto, o Ministério vem assessorando escolas com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) a ampliar suas jornadas diárias e reorganizar suas grades curriculares, oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral, além disso, promove Acompanhamento Pedagógico e fomenta debates em torno do Meio Ambiente, Cidadania e Saúde.
O programa foi inspirado em experiência dos educadores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Na década de 30, Teixeira desenvolveu a Educação Integral da Bahia, e na década de 60 o modelo de Escola-classe (para aulas regulares) e Escolas Parque (para atividades extra-classe) em Brasília. O antropólogo Darcy Ribeiro foi responsável pela fundação do CIEPS (Centros Integrados de Educação Pública) no Rio de Janeiro na década de 80, quando era Secretário do Estado.
A experiência de Educação Integral para crianças de escolas públicas do Rio de Janeiro foram inspiradas por sua vez no Escola-Parque, de Anísio Teixeira.
O Mais Educação existe desde de 2008 e em apenas um ano expandiu seu atendimento de 1.380 para 5.000 escolas. A meta para 2010 é chegar a 10.000 instituições. Seria precoce apontar dados com a pretensão de comprovar melhorias no ensino, principalmente porque o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é a referência para esse assunto.
Podemos falar com segurança, no impacto do Programa sobre a qualificação do ambiente escolar, partindo da hipótese de que a participação da comunidade, o desenvolvimento de atividades de cultura, artes, esporte, lazer, acompanhamento pedagógico, dentre outras, contribuem para que a escola se torne um espaço atrativo para as crianças, adolescentes e jovens.

Objetivos do programa
- Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar.
- Atender crianças, adolescentes e jovens com uma proposta pedagógica de currículo diferenciado e ampliado, que contribua para a formação Integral do aluno.
- Valorizar a formação humana na sua globalidade, considerando o sujeito nas suas várias dimensões; física, psíquica, cognitiva, afetiva, ética, estética, social, emocional, dentre outras.
- Oportunizar ações educativas de fortalecimento da formação cultural das crianças, adolescentes e jovens, como também da aproximação das escolas com a comunidade.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Projeto de Leitura (Maleta da Leitura)
“O livro é aquele brinquedo,
 por incrível que pareça,
 que, entre um mistério e um segredo,
 põe ideias na cabeça."
Maria Dinorah

Entendendo a fundamental importância da formação do leitor, o projeto “Maleta da Leitura” tem como objetivos incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos alunos. Além de estimular a criatividade e criar o hábito e o gosto pela boa leitura, o projeto visa também desenvolver a linguagem oral e escrita, de modo a ampliar o vocabulário, o repertório linguístico, incentivar a reflexão e o posicionamento crítico perante uma leitura, objetivando culminar na sistematização e no prazer do ato de ler diferentes tipos de texto e inserindo o uso do netbook no âmbito familiar.

Denominado “Maleta da Leitura”, o projeto constitui-se basicamente no incentivo da leitura, escrita e criatividade dos estudantes, por meio da utilização de uma maleta, juntamente com 20 livros de literatura, um caderno de registros e o netbook ( do programa UCA - um computador por aluno). A cada dia, o estudante leva a maleta para casa escolhe o livro a ser lido e uma apreciação dessa leitura deverá ser feita no caderno de registros, juntamente com um familiar. Além disso, o estudante deverá tirar uma foto no netbook deste momento familiar de leitura. O encerramento deste projeto culminará com um passeio a Biblioteca Pública Infantil na cidade de Bagé, onde os alunos levarão suas mães para conhecer o espaço e participar da hora do conto na biblioteca,
onde os alunos poderão viajar ainda mais neste mundo de imaginação e descobertas.

A proposta é incentivar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a leitura, ampliando suas possibilidades de escolha. Este projeto poderá contribuir para melhorar estratégias de ensino-aprendizagem.De acordo com a professora do 2º ano, Lia Beatriz Beck, durante todo o ano há um grande incentivo ao hábito da leitura. "Todas as tardes, promovo o Cantinho da Leitura, que é um momento de relaxamento em sala de aula, acompanhado de uma historinha." Outra ferramenta que estimula as crianças é a Maleta da Leitura, que é uma pasta recheada com os livrinhos à escolha dos alunos. Eles levam para casa e após a entrega, outro colega tem a oportunidade de também fazer o empréstimo.

Logo postarei as fotos dos alunos lendo com os familiares.


Aluno Evewton com sua mãe - foto tirada com o netbook para o projeto.

domingo, 20 de maio de 2012

Festa em comemoração ao Dia das Mães na Escola Neli Betemps

No dia 15/05 começou as comemorações ao Dia das Mães com a apresentação de um filme e pipoca para as mães à tarde na Escola. No dia 16/05 foi o desfile de algumas mães acompanhadas de seus filhos. Lindo!!!





E no dia17/05, o grande dia, apresentações das turmas e bolo com chá. Maravilhoso.



Turma 21 antes da apresentação.
Faltam alguns...

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Apresentação da Invernada da Escola Seival no PTG Raízes do Seival

Apresentação da Grupo de Danças da Escola Estadual Seival, ontem durante o Concurso de Prendas do PTG Raízes do Seival.
 Nossos alunos  evoluem a cada dia.
Parabéns a todos!!







                                         15 Anos de nosso aluno Diego - Parabéns Dieguinho

domingo, 13 de maio de 2012

DIA DAS MÃES


Ser ou não ser: eis a questão

 Quem não quer ter filhos, melhor não tê-los! Filhos precisam de muito amor e dedicação! Filhos precisam de mães apaixonadas.


 Nunca soube de uma mulher arrependida dos seus filhos. Mas existem milhões arrependidas por não terem tido filhos.



E todos os clichês estarão presentes: eles são, sim, um pedaço de nós; ser mãe é padecer no paraíso; e, sim, nosso coração bate fora do corpo; ser mãe é nosso melhor papel; e, sim, os filhos são o maior presente que a vida pode nos dar; nosso filho, nossa vida, nosso orgulho e todos os clichês que puder imaginar.




Ser mãe é a melhor coisa do mundo!!!!

Ser mãe é a melhor coisa do mundo porque o amor é a melhor coisa do mundo. E porque não há amor maior que este.





Ser mãe é indescritível.

Ser mãe é indescritível porque é difícil colocar em palavras tanto sentimento. Tentar explicar o que não se explica, se sente.



Ser mãe é imperdível.

Ser mãe é imperdível porque ter filho é um verdadeiro e valioso sentido para existir. É se apaixonar todos os dias. É ter a casa cheia de alegria.



Ter filho é criar nossa própria família, amada e unida para sempre. É ter um amigo e companheiro dia após dia. É renovar sua vida com o mais puro amor. É ter um sentido verdadeiro para existir. É sentir a real felicidade.



Não tem como descrever. Não tem como perder. Tem como sentir. Tem como viver a maternidade.




A vida é uma só. Sozinho ninguém vive. Dividir a vida com um filho (ou mais de um) é o paraíso.

E não é a mãe que escolhe ter filhos. São os filhos que escolhem ter aquela mãe.


E se a questão ainda é "ser ou não ser"... seja!

Seja mãe um dia!!!

Mãe (Mário Quintana)

"Mãe... São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.
Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!"




Feliz Dia das Mães



quarta-feira, 9 de maio de 2012

CONSULTORIA PARA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE


                      As Equipes Diretivas das Escolas Neli Betemps, Santa Izabel e  CRA, juntamente com o Setor Pedagógico da SMED, participam neste dias 7 e 8 de maio da CONSULTORIA PARA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, formação para gestores em educação oferecida pelo SESI.
                     O Formação será desenvolvida em etapas, sendo a primeira nos dias de hoje e amanhã e as 2ª, 3ª e 4ª etapas nos dias 25 e 26 de junho, 24 e 25 de setembro e 12 e 13 de novembro respectivamente.



Curso - Jovem Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz é lançado em Candiota

.
FELIPE VALDUGA
Iniciativa vai garantir, inicialmente, curso profissionalizante para 30 selecionados
Desde terça-feira, dia 8, Candiota conta com o programa Jovem Aprendiz. A iniciativa, fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal, a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (Eletrobras/CGTEE) e a Escola Técnica José César de Mesquita, foi oficializada em solenidade realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neli Betemps, no bairro João Emílio.
Na oportunidade, o prefeito municipal, Luiz Carlos Folador, o presidente da CGTEE/Eletrobras, Sereno Chaise, e o diretor da Escola Mesquita, Jurandir Damin, assinaram o termo de cooperação técnica entre as partes, que viabiliza a execução da iniciativa.
Através do projeto, 30 jovens selecionados no município participarão de curso profissionalizante em Auxiliar de Manutenção – voltado para as áreas de Elétrica e Eletrônica. Serão cinco meses e meio de aulas teóricas – de segunda a sexta-feira, na escola Neli Betemps – e o mesmo período de atividades práticas – dentro de setores da Usina Termelétrica Presidente Médici.
Para o diretor da Escola Mesquita, a turma de jovens aprendizes começa “uma oportunidade de ter o primeiro contato com o mercado de trabalho”.  Ainda, segundo ele, “esta será uma chance de acumular conhecimentos, com certeza, importantes para o futuro de cada um”.
O prefeito candiotense, por sua vez, agradeceu a CGTEE por acreditar e colaborar com a iniciativa e à Escola Mesquita por levar o projeto até o município. “Graças a esta ação, estamos ampliando as possibilidades de acesso ao ensino e à qualificação para a nossa comunidade. Isto é nosso dever e acredito que estamos trabalhando no sentido certo”, avaliou Folador.
Já o presidente da CGTEE/Eletrobras, em sua fala, enalteceu que “a Educação é a chave do desenvolvimento. Tudo o que pudermos fazer no sentido de garantir ensino, e de qualidade, para a sociedade é válido”. Segundo Chaise, países que alcançaram o ápice do progresso iniciaram suas trajetórias através do estímulo ao conhecimento e do ensino de suas populações.  
Além da qualificação, os aprendizes receberão auxílio de meio salário mínimo cada – valores oriundos da CGTEE/Eletrobras por meio de convênio com a Escola Mesquita – e vale transporte durante todo o período do curso – viabilizado pela Prefeitura.