Para isso existem as escolas: Não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido. (Rubem Alves)



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Formação UCA - Séries Iniciais - Neli Betemps

Na tarde de 25-04 à tarde na Escola Neli Betemps aconteceu mais uma formação de professores do programa UCA.
O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.
Jean Piaget

tarde

sábado, 21 de abril de 2012

A importância do hábito de ler


Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das idéias, vivências, sonhos, etc. Diante do fato, pode-se considerar a leitura como uma das mais importantes tarefas que a escola tem que ensinar, mas é importante ressaltar que para isso o professor deve ter consciência da necessidade, além de praticar com eficiência o hábito da leitura.
Grande parte das escolas trabalha somente com textos literários e didáticos e muitas vezes selecionam esses materiais de forma burocrática, ou seja, uma relação de interesse entre editora, escola e, até mesmo, professor. Convém deixar claro que esse tipo de atitude não é de forma generalizada, pelo contrário, existem educadores que realmente desempenham seu papel de maneira responsável, desenvolvendo estratégias e diferentes formas de realizar uma leitura eficiente.
Segundo estudiosos, existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler:• Ler por prazer;• Ler para estudar;• Ler para se informar.
Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc.
A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para desenvolver em seus alunos tal hábito.A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos, e etc.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Secretaria de Educação reforça qualificação do corpo docente

A Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Educação, realizou no último sábado, dia 14, mais uma etapa no processo de qualificação dos docentes da rede municipal de ensino. Com o tema “Troca de Experiências”, foi promovida uma apresentação das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Educação Infantil, dos anos iniciais e finais, e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 


Segundo a nova secretária Nazionélia Ferreira, que na oportunidade apresentou-se ao grupo como nova titular na pasta, a capacitação foi positiva. “Foi possível ter um momento de reflexão sobre a prática e dinâmica da aprendizagem. Além do fortalecimento dos laços de companheirismo entre colegas e professores”, comentou.

Além de estimular o debate entre o grupo presente, o evento teve a apresentação de práticas realizadas em sala de aula. A formação pedagógica desenvolvida estava inserida no planejamento da Secretaria de Educação dentro das atividades a serem efetuadas em 2012. A atividade ocorreu na escola Neli Betemps, no bairro João Emílio.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pesquisando no netbook

Primeira pesquisa no netbook da turma 21.
Os alunos fizeram sua primeira pesquisa no netbook, sobre o Livro Infantil e Monteiro Lobato, pesquisaram sobre os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
Entrando no blog da professora e clicando no link e após esta pesquisa olharam o filmezinho da Narizinho no Reino das Águas Claras.


domingo, 15 de abril de 2012

Brincar de Índio - Xuxa (Respeitar o Índio)

No Reino das Águas Claras- 2001

Fomação do UCA na Escola Neli Betemps - EJA

Na noite do dia 11-04 continuou a formação do Programa do UCA - um computador por aluno, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neli Betemps com os professores da EJA. Participaram nesta etapa 12 professores.
Os professores fizeram atividades como criar uma conta gmail e criar um blogger. Ministraram o curso Ana Paula Selister e Pablo Lima. Muito Legal esta formação.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Formação do UCA na Escola Neli Betemps

Na tarde do dia 10-04 aconteceu mais uma formação do Programa do UCA - um computador por aluno, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neli Betemps. Participaram nesta etapa 22 professores.
Os professores fizeram atividades como criar uma conta gmail e criar um blogger.



domingo, 1 de abril de 2012

Emocionante

  • Lia Beck Ser Professora é muito mais do que transmitir o conhecimento. É aquela que ensina com dedicação e paciência, é aquele que quebra os nossos galhos, aquele que quando tudo está difícil ele abre um sorriso e diz: calma, você vai conseguir. É agir com simplicidade, com companheirismo, está sempre disposto a te ajudar a qualquer hora , enfim todas essas características se resume em você, não é a toa que podemos afirmar que você não é nossa professora e sim uma grande AMIGA.


    Reconhecimento como este me faz acreditar mais e mais que estou no lugar certo e na profissão certa. Obrigada!!

1ª Gincana da EJA - Neli Betemps - 26 -30/03/2012

Primeiro dia da Gincana

26/03/20012
Ø  Apresentação da equipe e grito de guerra; 
Ø  Apresentação de um painel com, no mínimo, três notícias veiculadas nos jornais locais ou na internet, neste mês de março,  sobre os 20 anos de Candiota e/ou sobre Candiota. (fornecer fonte: nome do jornal, data e página ou site); 
Ø  Tarefas surpresa (4 tarefas) 
v  O(a) aluno(a) com o cabelo mais comprido;
v  O(a) aluno(a) que calça o maior número;
v  O(a) aluno(a) que calça o menor número;
v  A Comissão organizadora entregará a cada equipe uma chave da escola e as equipes terão 4 minutos para descobrir  que porta abre com a respectiva chave.





 
Segundo Dia da Gincana
Que correria!!!
Lindo!!!



Equipe: "Fous" - T6

Equipe: "É nóis" - T5



Equipe: "Guerreiros da Noite" - T3

Equipe "Catanduva" T4

Gincana - 28/03/2012


Painel com fotos de Candiota e  com atividades da EJA desenvolvidas na escola (fotos atuais e antigas);




ENCERRAMENTO DA GINCANA - 30/03/2012
Homenagem das equipes ao aniversário de Candiota, ao aniversário da Escola Neli Betemps e à EJA 

Ø  Cada equipe deve apresentar:
v um representante do Executivo (Prefeito, vice-prefeito ou secretários) 
v um representante do Legislativo (Vereadores); 
v uma  mulher empreendedora; 
v um artista da terra para fazer uma apresentação. 






Cada equipe deve apresentar um bolo em homenagem ao  aniversário de Candiota e do Neli (decorado com as cores da escola e/ou com as cores do brasão do município)